Petrópolis - a cidade de Pedro, em alusão aos monarcas brasileiros.
Segunda cidade planejada do Brasil, Petrópolis - o nome indica que assim como São Petersburgo - é a cidade de Pedro no país. Erguida em homenagem aos monarcas brasileiros, D. Pedro I e Dom Pedro II. A região caiu no gosto da Família Real, por conta dos problemas de asmas da Princesa Paula, que fizeram o imperador comprar a Fazenda Imperial da Concórdia.
A localização serrana, dava a aquela localidade excelentes ares, que faziam bem aos doentes pulmonares. Além disso, a cidade ficava na região de escoamento do outo das Minas Gerais.
A fundação do povoado, ocorreu em 1843, e por sua causa, se desenvolveu tanto a ferrovia, quanto a rodovia, pois lá se tornava morada da Corte no verão carioca. Em Petrópolis surgiram as primeiras experiencias de colonização europeia e de trabalho livre.
Hoje, a cidade é uma das que possuem o melhor IDH do Estado do Rio de Janeiro. Sua topografia é complexa e surpreendente, as casas da serra são uma atração à parte, num cenário bucólico e aconchegante, que encanta o turista.
Andar pelas ruas de Petrópolis é como percorrer o passado imperial brasileiro e refletir sobre ele. Tudo é muito próximo e gira em torno do centro da cidade, onde está localizada a Igreja de São Pedro de Alcântara, onde estão os restos mortais de boa parte da Família Real.
O circuito pode ser feito à pé ou de charrete. No entanto, o turista deve estar atento, pois os condutores da charrete costumam cobrar de acordo com a cara e o sotaque do freguês. Não há um valor oficial, digamos assim.
Petrópolis possui algumas cervejarias e um bairro encantador: Itaipava, também conhecido como a Búzios da Serra. Afastado do centro histórico, possui um charme muito peculiar e fica na base da Serra de Teresópolis.
É uma atração imperdível para os amantes de História Imperial, quem busca uma boa comida, compras na Rua Thereza (famosa pelos preços baixos), bons ares e o conforto e aconchego serrano. Opções de estadia são inúmeras, tanto próximo ao centro histórico ou afastadas dele. Em algumas partes da cidade, a mão do transito é invertida, o que dá a sensação de se estar dirigindo na Inglaterra.
Enfim, é um daqueles lugares que vale a pena visitar e que dá vontade de voltar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário