Museu Imperial - a casa da Família Real em Petrópolis.
Imagine um lugar onde é possível voltar no tempo e se sentir como se estivesse há dois séculos atras. Em Petrópolis, isso é possível. A visita ao Museu Imperial faz o visitante se sentir nos tempos imperiais, em casa da Família Real.
O passeio é muito peculiar. De pantufas, pra não estragar os pisos originais da antiga residência de Dom Pedro II e família, o visitante pode conhecer todos os aposentos e entender de maneira prática como viveram os habitantes do antigo palácio no século XIX.
Ficam expostos os móveis, as louças, as roupas, quadros (que comumente vemos nos livros de História) e muitas coisas que compunham o cotidiano da vida familiar e social dos Bragança e Orleans que moravam alguns meses por ano na cidade serrana, fugindo do calor em demasiado da capital federal - na época, o Rio de Janeiro.
Assim, o palácio que hoje abriga o museu, não era uma simples casa de campo, mas uma residência com todos os atributos necessários para, muito mais que abrigar as pessoas, fazerem-nas sentir-se no seu lar, doce lar.
O que chama a atenção é quanto ao tamanho dos móveis, que são pequenos em relação aos que estamos acostumados. Isso demonstra que a estatura dos brasileiros aumentou nos últimos séculos. É um passeio imperdível e inesquecível.














